A acne da mulher adulta é conceituada como o quadro acneico presente em mulheres a partir dos 25 anos de idade. Estudos epidemiológicos mostram prevalência de cerca de 41% das mulheres adultas.

O que é Acne da mulher adulta?
A acne é uma doença inflamatória crônica da unidade pilossebácea de etiologia multifatorial, na qual estão classicamente implicadas a proliferação anormal de queratinócitos, produção alterada de sebo, inflamação do folículo sebáceo e colonização por bactérias
O que causa a Acne da mulher adulta?
- Hereditariedade
- Estresse
- Exposição à radiação ultravioleta
- Obesidade
- Alimentação
- Tabagismo
- Presença de doenças endócrinas associadas
- Maior produção de androgênios (hiperandrogenismo)
A dieta se destaca na patogênese, pois está diretamente relacionada à alteração de alguns marcadores bioquímicos e transcrição de determinados genes que estão associados à atividade da glândula sebácea, inflamação e proliferação bacteriana, que juntos promovem o desenvolvimento da doença, afetam a gravidade da condição e modificam sua resposta ao tratamento.
A presença de acne em uma doença endócrina normalmente vem associada a outros sinais clínicos de hiperandrogenismo, como hirsutismo, seborreia, alopecia, distúrbios menstruais, disfunção ovulatória, infertilidade, puberdade precoce, síndrome metabólica (SM) e virilização. As principais endocrinopatias que cursam com o hiperandrogenismo feminino são a SOP, a hiperplasia adrenal congênita e, mais raramente, tumores ovarianos, adrenais, hipofisários e hipotalâmicos.
A SOP é considerada a principal causa de hiperandrogenismo no sexo feminino e tem prevalência de 8 a 15% na população em geral.
Qual o tratamento para Acne?
Por se tratar de quadro crônico, que vai exigir tratamento prolongado, deve-se priorizar um tratamento simples, bem tolerado e de preferência com uma aplicação diária; isso aumenta a adesão ao tratamento em comparação àqueles com duas aplicações diárias. O Dermatologista definirá o tratamento adequado.
Nos casos de Acne associada a SOP, além do acompanhamento dermatológico e na mudança de hábitos alimentares, podemos utilizar alguns medicamentos:
- Espironolactona – bloqueador de receptor androgênico
- Metformina – sensibilizante de insulina
Quais alimentos aumentam a Acne?
Um estudo (Smith et al. em 2007) comparou dois grupos de pacientes com acne: o primeiro grupo seguiu uma dieta rica em carboidratos de moderado/alto índice glicêmico (IG) e o segundo grupo seguiu uma dieta com baixa carga glicêmica (CG).
Como resultado, o segundo grupo apresentou redução significativa das lesões de acne e melhora da sensibilidade à insulina.
Outro estudo, Çerman et al. em 2016 demonstrou que uma dieta de alto IG e CG estava diretamente relacionada à acne.
Pacientes com acne moderada a grave relataram maior IG em sua dieta e aumento da ingestão de leite, gorduras saturadas e gorduras trans, o que aumentava concentrações de insulina e fator de crescimento semelhante à insulina-1 (IGF -1)

Alimentos com alto IG caracterizam-se por carboidratos rapidamente digeridos e absorvidos que podem aumentar significativamente as concentrações de glicose e insulina no sangue.
- Uma frequência significativamente maior de consumo de álcool foi relatada em pacientes com acne.
- Até o momento, não há dados consistentes que sugiram que chá, café ou chocolate possam induzir ou agravar a acne. O fator que desencadeia a acne é o açúcar adicionado ao alimento.
- A dieta ocidental é caracterizada por alimentos de alto IG, grãos refinados, carne vermelha, leite e laticínios, proteína do ovo e gorduras saturadas. Este tipo de dieta aumenta CG, produção de insulina, IGF-1, e níveis de leucina.
- Os estudos mostraram deficiência de vitamina D em até 48% em pacientes com acne.
- O consumo de leite aumenta o risco de acne e sua gravidade

Quais alimentos auxiliam no tratamento da Acne?

- O zinco (nozes e castanhas, amendoim, sementes de abóbora, linhaça e gergelim) demonstrou efeito bacteriostático contra o C. acnes inibindo a quimiotaxia e diminuindo a produção de citocinas pró-inflamatórias.
- A suplementação oral com probióticos (lactobacilos,bifidobactérias e enterococos) tem sido associada à melhora clínica da acne.
- A dieta mediterrânea – rica em vegetais, frutas, antioxidantes, ácidos graxos insaturados e alimentos com baixo IG – tem um efeito protetor contra o desenvolvimento dessa condição.
- Dietas que contêm altos níveis de ácidos graxos poliinsaturados ômega-3 (PUFAs), mediadores essenciais da inflamação, impactam positivamente a acne

https://drajaninebloomfield.com.br/sindrome-dos-ovarios-policisticos/